"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Piiiiiiiiiior dia!!!!!!!!

Até agora ainda não tinha visto a minha turma como minada de pestes...mas depois da aula da terça última (em especial a do ultimo período) acho q posso dizer q são uns pestes!!! uiaehaeiuhea
Foi terrível!!!!!!! Não sei o que eles tinham nesta última aula...nunca fizeram tanta bagunça como fizeram! Nos outros dias tinha conversa, desatenções, mas não tinha BAGUNÇA. Terça-feira eles não paravam sentados, duas vezes teve gente batendo na porta pra fofocar com aluno meu, eles não estavam nem aí pra nada, só diziam que queriam sair mais cedo.

Ah, me desanimei um monte com este dia. Mas claro que as outras aulas contam mais q estas, pois foram divertidas, com aprendizagem e participação. Uma só não vai tirar o mérito de todas as outras. Mas que saí de lá louca de raiva, eu saí.

Bom, falemos do plano então.
Para lembrá-los, pra variar eu tive que começar a aula do primeiro período com a conclusão da aula anterior. Pedi que a turma tivesse em mãos o texto anterior e me dissessem, novamente, as frases com "Are you...?" e suas respectivas respostas. A partir daí, fui relembrando com eles o verb to be nas três formas: afirmativa, negativa e interrogativa. Eles responderam bem às minhas perguntas e entenderam a explicação. Digo que entenderam porque depois entreguei um exercício para eles fazerem onde haviam pequenas conversas entre "A" e "B", fazendo perguntas com o to be e respondendo-as. Fui controlando a turma para ver se estavam fazendo e pude perceber que fizeram todo o exercicio corretamente, alguns, claro, me pediram ajuda, mas, ao explicar novamente, entenderam e conseguiram seguir com o exercício. Depois, praticaram o diálogo trocando as informações pessoais contidas nele por suas próprias.
Minha primeira aula foi somente isto. O tempo foi tranquilo e, assim que terminaram, o sinal tocou.

Então chegou a aula endiabrada.
Quando eu entrei em aula a turma já começou "Teacher, sabias que podes nos soltar 10 minutos antes??", então eu respondi "é..se vocês se comportarem e eu conseguir dar tudo que planejei p/ nossa aula de hj vocês podem sair mais cedo, mas assim como podem sair mais cedo, podem sair uns minutos depois, caso nao se comportem."
Obviamente eu não consegui terminar minha aula. Mas tenho certeza que desta vez não foi falta de controle do tempo, nem por minha causa. Realmente eles estavam terriveis!!!! Não paravam sentados, não me escutavam, eu tive que alterar mto minha voz (o que fez eu sair rouca e com dor na garganta de lá), disse que eles pareciam crianças da terceira série que não conseguem ficar sentados, sem virar pra frente... tive que chamar a atenção até dos que nunca me deram problemas, por causa da conversa e toda hora eles davam indiretas para que eu fosse embora para eles poderem ir tbm.
Eu planejei voltar nas fotos dos artistas da semana anterior e de suas respectivas frases usando o presente simples. Esta parte rolou tranquila. Pedi que eles me dissessem como eles achavam que eram as vidas destes artistas, o que eles faziam durante o dia, etc. Esta conversa foi pra introduzir as "daily routines" com eles. Em seguida, pedi que formassem trios para fazerem uma entrevista com os colegas. Na folha havia algumas atividades diárias como tomar café da manhã, jogar futebol, etc. Aí começou o tormento. Eles não paravam e não demonstraram nem um pouco de vontade em fazer o que lhes foi proposto. Só reclamavam, diziam que queriam ir pra casa...a maioria dos trios não fez as perguntas oralmente, só iam dizendo "ah, esta atividade eu faço...esta não...", fui passando entre eles, ajudando, pedindo que tentassem perguntar, mas foi complicado, tentei de tudo, mas nada adiantou. Aquele realmente não era o dia!
Minha conclusao eu nao dei. Não teve jeito! Mas tenho certeza que se não fosse a bagunça teria dado tranquilamente pra fazerem a atividade. Eles teriam que colocar em forma de texto suas respostas do questionário e acrescentar outras que não estavam ali, o que valeria uma parte da nota final.
Quando deu o sinal, eu não deixei eles sairem porque não tinha feito a chamada ainda. Então ficaram dizendo "mas só faltou a 'ciclana'... " E eu dizia que eu queria ouvir TODOS respondendo a chamada, pois foi somente por causa deles que eu não havia conseguido fazer durante a aula, e que eles tanto bagunçaram que agora iriam ficar usn minutinhos a mais pra responder a chamada. Vi nos olhos deles a vontade de me matar, mas eu precisava fazer a chamada e isso nao levaria nem dois minutos. Eles tanto encomodaram que mereceram ficar um tantinho a mais. Claro que eu não os deixaria mais que 5 minutos depois do horário, visto que os pais poderiam se preocupar.

Se meu estágio estivesse sendo todo como esta ultima aula, eu já estaria pirada, quem sabe até desistido!!! Vamos ver a proxima aula! :)

Um comentário:

disse...

olá kaká,
não deprima com uma baguncinha. Há dias que nós estamos mais "animadinhos" que o usual. Pense em todas as aulas que já deste para esta turma: não foram todas uma bagunça, não é verdade? Pelo contrário, foram muito proveitosas, não é? Ficasse desanpontada porque não estavas preparada para o fator "surpresa"; agora surpreeendas tu!

BEIJÃO!!!