"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

sábado, 13 de junho de 2009

Penúltima semana

Ok...este seria meu último dia de estágio, dia da prova, mas, como ja sabem, tive que aumentar meu período de estágio por causa da semana de recuperação da escola.
Terça-feira a aula correu bem, sem grandes surpresas. No primeiro período a Débora, que seguirá com minha turma a partir do dia 23, observou minha aula.
Pelo meu plano, eu deveria começar a aula com uma brincadeira de mímica e depois fazer uma atividade de listening. Na hora da aula resolvi inverter o plano. O motivo é simples: com a mímica primeiro a turma ficaria mais euforica, uma parte alegre, por ter ganho a competição, e outra triste, por ter perdido; comentários surgiriam, etc. Como já conheço a turma, pensei em inverter para que a atividade de listening corresse melhor, depois.
Bom, comecei então com a atividade de listening, onde haviam frases com o presente contínuo. Como incentivação, perguntei aos alunos se eles haviam passado em tudo no trimestre, se estavam estudando "duro", se os seus pais ficavam "em cima" para que estudassem e fizessem os trabalhos de casa...o diálogo do listening era uma conversa entre pai e filho, através do telefone. O pai perguntava "Are you studying hard? What are you doing right now?". Coloquei a primeira pergunta no quadro, em inglês, obviamente, mas coloquei com o nome do personagem "Is Carl studying hard this semester?". Então disse sobre o que seria o diálogo e fiz esta pergunta à turma. Pedi que tentassem descobrir se a resposta seria "yes" ou "no". Na primeira vez que coloquei o áudio, muitos já acertaram a resposta, então disse que iriamos confirmá-la escutando novamente. Após, coloquei a segunda pergunta no quadro "What is Carl doing right now?", coloquei o áudio e ja me deram a resposta de imediato.

Dei uma breve explicação sobre o que Carl estava fazendo naquele instante e disse q iriamos fazer uma brincadeira em que eles deveriam adivinhar atividades que os colegas estavam imitando e fazendo naquele exato momento, como o Carl do diálogo. A turma foi dividida em grupos A e B. Cada grupo escolheu um representante para fazer a mímica. Expliquei q qdo fazemos um mímica não podemos falar nada. Cada representante sorteava uma ação, em inglês, por exemplo "She's listening to music in a MP3 player". Algumas ações eles entendiam, através das palavras cognatas ou de palavras já conhecidas, outras eu tinha que dar uma ajuda e dizer o que era no ouvido deles. Cada grupo tinha duas chances para responder, caso acertasse recebia 2 pontos, se errasse perdia 1 ponto.
A atividade foi bem legal e produtiva. Todas as ações das mímicas eu escrevi no quadro. No fim da brincadeira pedi que copiassem as frases para usá-las depois, isto porque sobraram alguns minutos antes de tocar o sinal. Dei duas balas ao grupo vencedor e uma ao grupo perdedor.

Na segunda aula do dia dei uma breve explicação sobre o continuous utilizando as frases que eles copiaram, da brincadeira da mímica, pedindo que lessem para mim algumas das frases. Em seguida entreguei um exercício com algumas gravuras, onde os personagens faziam determinadas ações e eles deveriam escrever a frase completa da ação. Eles fizeram tranquilos...dei uma circulada entre as duplas e ví que o exercicio estava sendo feito.
Quando terminaram eu corrigi oralmente e entreguei um diálogo para que fosse completado. Antes perguntei se eles possuiam irmãos menores ou crianças em casa. Perguntei se eles tinham de cuidar dos irmãos, se eles gostavam, etc. O diálogo era sobre uma menina que tinha que cuidar dos seus sobrinhos, pois seu irmão e cunhada estavam viajando.
Em um quadro haviam alguns pronomes, o verb to be e os adj. possessivos, para que revisassem, pois semana que vem farei a prova com eles.

Finalmente, consegui dar todo o meu plano na última aula!!! :)

Semana que vem, então, terei minha última aula. Provas escrita e oral.

Ah! Na quarta-feira participei do conselho de classe da minha turma. Nossa, foi muito bom participar dele! Ví que os alunos que não participam ou conversam demais nas minhas aulas tbm fazem isto na dos outros professores. Alguns alunos que foram pouquissimas vezes às minhas aulas, tbm têm sérios problemas de faltas c/ as outras disciplinas, alguns possuem sérios problemas familiares, entre outros. Pude contribuir com algumas observações minhas e fui ouvida como se fosse a professora titular da turma.
Realmente gostei bastante e não achei nada massante ou chato, como algumas pessoas dizem ser o conselho. Acho mto importante discutir problemas individuais e em geral de uma turma, só assim a gente pode parar, pensar e tentar ajudar os alunos "problemáticos". Todas as professoras demonstraram bastante interesse em ajudar a turma. Descobri que uma aluna minha tem 26 anos!!! Mais velha q eu!! Já havia notado que ela era mais velha, mas não pensei q fosse tanto assim! Ela tem problemas mentais e os professores estão decidindo uma maneira de fazer outro tipo de avaliação com esta menina, uma avaliação por parecer, com uma prova diferenciada. Mas neste primeiro trimestre a avaliação com ela segue a mesma.

Era isso.
Semana q vem comento como foi minha prova e daí é partir para o relatório.

Beijos a todos!

2 comentários:

cláudiafiala disse...

IEEEEEEEBAAAAAAAA!
AMEI TUA AULA ATÉ PQ EU ESTAVA PENSANDO EM FAZER MÍMICAS TBM PARA DAR O PRSENTE CONTÍNUO, E PARA MIM FORAM COMO DICAS!!!!!!!!!
OLHA SÓ TENHO UMAS DÚVIDAS A RESPEITO....
ELES JÁ SABIAM ALGO A RESPEITO DESTE TEMPO VERBAL???
E ACHEI MUITO INTERESSANTE TUA AULA PARABÉNS!!!11
E QUANTO AO CONSELHO DE CLASSE EU NÃO PARTICIPEI DE NENHUM, PORÉM CONVERSO COM AS PEDAGOGAS DIRETORAS E INFELIZMENTE MEUS ALUNOS SÃO ASSIM COMIGO E COM OS DEMAIS PROFESSORES SÃO IGUAIS OU ATÉ PIORES, MAS O RESTO DO COLÉGIO (PORFS PEDAGOGAS DIRETORA ETC.... APESAR DE ESTAREM A MAIS TEMPO LECIONANDO NÃO PODEMOS DESPREZAR SUAS EXPÊRIENCIAS E APROVEITAR SEUS CONSELHOS E SUGESTÕES TBM E O UQE MAIS OUÇO DELKAS É QUE INFELIZMENTE "O ENSINO PÚBLICO É ISSO!!!!"
MAS ESTAMOS FAZENDO NOSSA PARTE PARA MUDAR .......
UMA ÁRVORE LINDA E ESPLENDIDA UM DIA JÁ FOI UMA SEMENTE !!!!!!!!
BJKS MIL E BOM FINAL DE ESTÁGIO

KarinaCrochemore disse...

Claudia, eles não sabiam nada do presente contínuo...mas introduzi o conteudo através das frases do listening e das mimicas, assim ficou mais fácil para eles conpreenderem.