"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Considerações sobre grupos em AVA como sistemas complexos

a) Tomando a sala de aula com sistema complexo, dotado de determinadas características, como você ilustraria tais características na prática docente- seja aquela obsevada no semestre passado, seja aquela que espera vocês nesse semestre?
De acordo com texto em questão, sistemas complexos são grupos de individuos interagindo por meio de um ambiente virtual de apredizagem. Como exemplo de nossas observações, para que uma sala de aula se configure em um sistema complexo não basta apenas que existam alunos, mas que exista uma interação entre os mesmos. Sendo assim, o que posso recordar das observações que fiz no semestre passado, e dizer concretamente, é que o ambiente que presenciei não era um sistema complexo. O professor observado mantinha para ele o conhecimento e restringia os exercicios de grámatica ao giz e quadro negro, sendo a função dos alunos somente copiar e fazer o que havia sido proposto, não havendo, então, interação entre os estudantes.
Este semestre pretendo colocar em prática este sistema complexo. Que atividades motivadoras, que levem o aluno a interagir com o colega, tentando juntos, pensar e resolver "problemas"e onde o método comunicativo, que tanto ouvimos falar, seja colocado em prática, com a interação de grupo todo, sejam o ponto de partida para minha prática docente.
b) Ainda entendendo a sala de aula como "sistema complexo", que ações específicas de sua prática de estágio poderão compensar as "perdas de energia" (interação) na sala de aula? Como pretendem prolongar ao máximo o momento de "resitência sistêmica"?
Pretendo chamar a atenção dos alunos com atividades que envolvam seu dia-a-dia. Jogos, brincadeiras, textos, seriados, músicas que eles se identifiquem, que gostem e façam parte do seu cotidiano. Também pretendo levar até eles um pouco do "diferente", coisas que eles nunca ouviram falar ou ainda pouco conhecidas de sua parte, mas que estejam relacionadoas com a faixa etária da turma. A interação numa sala de aula de lingua estrangeira se torna importantissima para o aprendizado, pois propicia a troca de informações, de gostos individuais e de curiosidades por parte dos colegas.
Acredito que a intervenção do professor seja muito importante para que a turma não se disperse e, para isso, questionar, ter sempre uma "carta na manga" (caso um grupo se desvirtue da atividade proposta ou termine antes do tempo previsto) e conversar se tornam estratégias interessantes para prender o aluno numa atividade de interação.

Um comentário:

Iulius primus disse...

Karina,
Espero ansioso um depoimento teu contando sobre as tuas experiências em sala de aula... Adorei muito, muito mesmo, teus relatos e da maneira que tu rapidamente solucionaste os pequenos imprevistos que tiveste... Parabéns, quero estar sempre a par da tua caminhada ^^