"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

domingo, 10 de maio de 2009

Primeiras aulas

Olá colegas e professor!


A aula de sexta-feira me ajudou a parar e refletir sobre minha primeira prática de estágio. Ainda não tinha pensado nela como eu pensei durante a disciplina da última sexta. Semana passada foi muito corrida para mim, terminei um plano e já sai pensando no proximo...fora as atividades de outras disciplinas e meu trabalho durante todas as manhãs. "Coisas" que me deixaram sem tempo pra tal reflexão e para vir postar aqui como foi minha 1st class.

Eu estava bem ansiosa no fim de semana antes da última terça-feira. Fui viajar e confesso ter pensado o tempo todo "tá chegando o dia...será que vai ser tranquilo?Como a turma será?", muitas perguntas ficavam "martelando" na minha cabeça. Quando eu cheguei na escola, terça-feira, às 7h30 da manhã o nervosismo e ansiedade foram diminuindo pois a "hora" estava chegando. No dia antes, segunda, eu e a Débora já havíamos ido até a sala conhecer a turma e nos apresentar. Uma aluna até disse "Aaaah, que bom!!" (sobre o fato de, finalmente, eles voltarem c/ as aulas de ingles) e isso nos deixou mais esperançosas...
Voltando ao dia da aula, que foi no primeiro período, das 7h40 às 8h20, me senti bem tranquila ao entrar em sala. Os alunos rapidamente sentaram em seus lugares e foram se acalmando. Entrei e disse o famoso "good morning" para a turma e fui dizendo meu nome, tudo em inglês.
Expliquei que eu estava substituindo a professora Lorena e após umas 12 aulas a minha colega Débora iria seguir o trabalho com eles.
Comecei então a questionar se eles gostavam de inglês, ou melhor, fiz a pergunta diretamente: quem gosta de ingles? Um aluno, muito tímido, levantou a mão, e foi o único. Peguntei à ele por quê ele disse que gostava, ele respondeu "Ah professora, porque eu gosto!Não sei..." Mudei a pergunta e disse "então por que nao gostam?". Várias respostas surgiram: porque é difícil...não entendo nada que a professora fala; as aulas são chatas,com a professora só escrevendo no quadro... Esta última nos mostra o quanto os alunos estão ansiosos por aulas mais dinâmicas e mais centradas neles próprios.


O primeiro período seguiu tranquilo. Consegui fazer o que tinha planejado, mesmo que a introdução tenha passado um pouquinho do tempo que eu havia pensado, exatamente porque senti necessidade de ouvir os alunos, que eles se soltassem um pouco e falassem sobre as aulas, do que gostavam...enfim! Também perguntei onde eles "enxergavam" inglês fora de sala. A princípio eles não falaram nada, então questionei "quem costuma jogar video-game, os jogos, em sua grande maioria são em que língua? E na tevê, quais programas têm nomes em inglês? Vocês gostam de fazer lanches? O famoso hamburger, 'X'-burger, de onde vieram esse nomes?Quem tem e-mail?Vocês sabem o que isto significa?", entre outras coisas. Neste momento eles se soltaram mais e tive que pedir que levantassem a mão aqueles que quisessem falar, pois eu acabava não entendendo nada com todos falando ao mesmo tempo.

Na saída desta aula até beijos de alunas eu ganhei. :) Isso é bem gratificante...


Já a segunda aula, que ocorreu no último período, das 11h10 às 11h50, após Ed. Física, foi mais agitada. Claro, é compreensivel, a turma estava voltando de práticas esportivas, suados, loucos por água, e pareciam ainda não ter gasto energia suficiente! Acredito que estes fatores tenham deixado os alunos bem mais falantes que na primeira aula.

Neste período eu planejei fazer um enorme círculo com a turma, de modo que eu ficasse sentada entre dois alunos e pudesse observar a todos. Pedi que me ajudassem na organização do círculo, mas este ficou muito apertado para 27 alunos. Eles ficaram quase no colo um do outro! Mas como já havia perdido tempo em
"bagunçar" a sala de aula, deixei que ficassem assim, e eles pareceram gostar. Dois alunos eu tive que separar e sentei do lado de um que adora chamar a atenção, o Matheus. Na atividade eles deveriam dizer "My name is..." e dizer o nome de algum colega utilizando a frase "Her/his name is ...". Não consegui fazer desta maneira. Surgiram muitas risadas, muito barulho, eles ficavam com vergonha de escolher um colega e apresentá-lo, alguns não lembravam os nomes de todos os colegas...foi meio desastroso. Então percebi que algo deveria ser mudado rapidamente. Levantei da cadeira e comecei a caminhar dentro do círculo. Apontei para um aluno e perguntei "What's your name?" , ele me disse o nome e escolhi um outro, apontei e disse "Fulano, what's her name?" e ele me respondeu. Fui fazendo isto com toda a turma. Desta maneira fluiu tudo muito bem e pude controla-los, visto que comigo sentada, os que estavam bem do outro lado do círculo não prestavam atenção na atividade. Certa hora, um outro aluno repondeu o nome por um colega, então eu perguntei "Tu te chamas 'fulano'?Não?Então por que não deixa teu colega responder?" Ele ficou quieto e não respondeu pelos outros até o fim da atividade.

Foi uma solução muito proveitosa. Não pretendo fazer este grande círculo novamente por um único motivo: desconforto. Os alunos ficavam muito próximos uns dos outros, mal podiam se mexer. Acredito que não se sentiram muito confortaveis assim, embora tenham gostado da ideia de sair das fileiras tradicionais.

Como gastei muito tempo nesta atividade, não consegui concluir a aula. Meu fechamento ficou para a próxima terça.


Resumindo, eu gostei bastante da turma. Achei ela bem interessada e, mais que isso, curiosa, apesar de ter muita conversa e de dois meninos gostarem de chamar a atençao. :)

No término da aula, após já ter dado o sinal, alguns alunos vieram me pedir traduções de nomes de jogos, dizer que iriam me adicionar no orkut, me dar beijo...foi bem legal!!!

Que venha a próxima!

Beijos à todos.

Um comentário:

Luciana Vasconcelos disse...

É muito melhor quando as coisas dão certo, teu relato sexta foi muito bom!