"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Segundo dia...

Hoje vou ser mais rápida para colocar meu relato sobre minhas últimas aulas aqui no blog.
Gostei bastante da aula de hoje porque trabalhei com listening e vi a empolgação da turma com esta atividade!
O lado ruim é que, DE NOVO, não consegui dar todas as atividades planejadas. Planejei coisas em excesso...está é a conclusão a que cheguei.
Hoje quando cheguei à escola vi que seria um dia atípico devido à chuva. Provavelmente eu teria poucos alunos em aula, professores faltariam...essas coisas. Bom, eu não me enganei.
A primeira coisa que a vice-diretora fez ao me ver foi ver se eu poderia "subir" período. Minha segunda aula que é no último período passaria a ser a penúltima. E assim foi. Além de ter 18 alunos em aula e não os 30.
No primeiro período eu teria que propor o que não consegui finalizar no ultimo dia. Eles deveriam criar um diálogo oral com os "greetings" através de situações que seriam distruibuidas aos trios. Foi tudo bem tranquilo nesta atividade, mas não pude descuidar um minuto p/ não virar bagunça, já que estavam em trios e com colegas de sua afinidade. Fiquei andando entre eles e tirando dúvidas, ajudando, dando dicas.
Um grupo até apresentou (SOMENTE PARA MIM) o diálogo criado. Vários alunos perguntaram "nós vamos apresentar lá na frente?" e como eu ví q esta ideia não os agradava em nada, disse "só se vocês quiserem...". Meu objetivo não era que apresentassem na frente de todos mesmo, mas planejei que se eu notasse um interesse em apresentar "la na frente" eu abriria um espaço para quem assim desejasse.
Eles conseguiram fazer a atividade, mas com a ajuda do lápis e papel. Disse q era pra organizar tudo oralmente, mas quando notei eles já estavam escrevendo. Deixei porque vi que, antes de escrever, eles estavam discutindo, pensando e conversando sobre como seria o diálogo, quais frases usar e etc.
Pude ouvir e ver todos os diálogos e percebi que a atividade fluiu como eu desejava. Mas notei também que se não tivessem anotado algumas coisas, não teriam conseguido fazer a atividade.
Fim do primeiro período.
2ª aula: penúltimo período, pós recreio (após esta aula os alunos iriam embora mais cedo).
Quando entrei em aula um aluno me surpreendeu dizendo "ai, teacher por que a Sr. não vai pra casa??" e eu respondi "porque NÓS temos aula...mas aguentem só mais 40 minutinhos.." e dei um sorriso. Lógico, eles queriam mais era ir p/ casa logo...
De novo, a mesma história...muito parecida com a volta da Ed. Física. Termina o recreio e após o sinal é que eles vão tomar água, ir ao banheiro...tive que ficar no corredor pedindo p/ que apurassem. Quando todos retornaram eu disse que eles deveriam cuidar o tempo do recreio e uns minutinhos antes de acabar já ir ao banheiro e tomar água.
Nesta aula planejei fazer um listening com coisas que vimos nas outras duas aulas, como os greetings. Primeiro dei uma gravura com 3 pessoas, sendo que duas estavam apertando as mãos, então questionei se essas duas pessoas já se conheciam ou não, quem elas eram, quem era a terceira pessoa.
Coloquei o listening onde duas pessoas se apresentavam. Na primeira escuta os alunos já acertaram que os personagens se conheciam.
Explorei um pouco mais pra ver o que mais eles haviam entendido e notei que entenderam bastante coisa ( o que eu não esperava). Escrevi algumas perguntas sobre o diálogo no quadro, eles responderam tranquilamente e depois coloquei novamente pra eles escutarem e conferirem a resposta. Durante o diálogo um dos personagens soletra o sobrenome de uma mulher. Puxei o gancho para o alfabeto, que eles haviam pedido na primeira aula para que eu revisasse com eles . Coloquei as letras no quadro, lia letra por letra e eles repetiam, depois eles me disseram o alfabeto inteiro sozinhos, claro, com algumas confusões, como nas letras G e F e A,I.
Neste parte eu gastei um pouquinho mais do tempo previsto para que ficassem com o alfabeto bem decorado.
Uma aluna me perguntou "não tem a conversa escrita?". Como eu havia planejado, eu levei o texto por escrito e entreguei à eles após terem feito a atividade de listening para que acompanhassem o diálogo tanto lendo, quanto ouvindo. Eles gostaram bastante, pois havia palavras que eles não conheciam ainda, como a exclamação "WOW" ou "COOL!", entre outras.
Meu fechamento não foi concluído. Devo fazer menos atividades p/ próxima aula :/
:)
Até o proximo relato.
Kisses!

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