"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Última aula, última avaliação.

hi, folks!


Ontem, finalmente (!!!!), concluí meu estágio. Ainda tenho que fazer algumas provas com alunos que faltaram nas últimas avaliações, mas, em tese, já acabei. :)


A última avaliação, realizada ontem, segunda-feira, foi uma prova oral.

Dos colegas que conversei, ninguém fez uma avaliação oral como a minha, somente fizeram durante as aulas, como trabalho ou parte da avaliação contínua. Resolvi arriscar e fazer este tipo de avaliação, por um único motivo: ela seria exatamente como uma atividade realizada numa aula que tive com eles, somente com greetings/introductions.

Antes de explicar como foi realizada, quero agradecer à Débora, que "cuidou" a turma por mim.


Gostei bastante desta avaliação e, pelo que percebi e ouvi dos alunos, a turma tbm gostou =) o que me deixa realmente surpresa, pois pensei que eles fossem detestar, visto toda a tensão de um teste oral.


A aula ontem foi no último período. Eu e a Débora chegamos uns minutos antes para nos organizarmos, vermos como íamos proceder. A prova seria em trios e os outros alunos, a principio, ficaram na rua aguardando sua vez. Então, resolvemos deixar os alunos na biblioteca e a Débora ficar com eles, conversando, já falando sobre como seriam suas aulas, etc. A diretora então nos disse q a mesma estaria a espera de uma palestra, seminário, ou algo assim e que as classes já estavam devidamente arrumadas, mas lembrou que uma outra turma, no mesmo corredor, já havia soltado e que, portanto, a sala estava vazia e poderíamos utilizá-la.


Antes de começar a prova, conversei com a turma sobre como ela seria realizada e pedi que já formassem seus trios. Faltaram 9 alunos ontem ,dos 30. Perguntei quem seriam os primeiros e, prontamente, um trio se voluntariou. Os outros seguiram com a Débora para a outra sala e lá ficavam até que eu fosse os chamando. A atividade era a seguinte: o trio deveria sortear entre duas situações, nos papeis do sorteio haviam somente o número 1 ou 2.

Conforme o número sorteado, eu entregava a referida situação:

Situação 1/ aluno A:
Você trabalha em uma agência de emprego e duas pessoas chegam para fazer um cadastro no período da manhã. Você distribui uma ficha com um número, que será a ordem de atendimento. Você chama a ficha number one, cumprimenta a primeira pessoa, pergunta seu nome, sobrenome e idade.

Situação 1/ aluno B e C:
Vocês chegam a uma agência de emprego para fazer um cadastro no período da manhã. Esperam ser chamados. Cada um por vez cumprimenta o atendente e responde às suas perguntas.

Situação 2/ aluno A:
Você está jantando em um restaurante quando um amigo seu chega com uma pessoa que você não conhece. Você cumprimenta seu amigo, perguntando como ele vai. Seu amigo apresenta a outra pessoa a você.

Situação 2/ aluno B:
Você chega a um restaurante, à noite, com um conhecido seu. Em uma mesa está outro amigo seu, mas ele não conhece a pessoa que está com você. Você se aproxima, cumprimenta seu amigo e então faz as devidas apresentações.

Situação 2/ aluno C:
Em um restaurante, um amigo seu vai até uma mesa em que está uma pessoa que você não conhece. Seu amigo fará as devidas apresentações e você deve perguntar como a pessoa vai, quantos anos tem e de onde é.


Com a situação em mãos, os alunos tinham dois minutos para se organizarem e a apresentarem pra mim. Tudo ocorreu bem. Alguns alunos tiveram dificuldades em lembrar dos greetings ou introductions, mas eu os ajudei dando algumas dicas: quando vocês chegam em um lugar, qual a primeira coisa que dizem para alguém que já conhecem? Lembram que tem uma diferença nos dois tipos de boa noite, qual vcs acham que devem dizer ao chegar no restaurante?
Alguns, na atividade 1, até foram na rua, bateram à porta, encenaram perfeitamente. Uma menina me disse “teacher, gostei de brincar disso!vamos fazer de novo?”, outro aluno salientou “só isso??achei q fosse tri difícil!”.
Como eles nunca tinham sido avaliados desta forma, acredito que eles não tinham ideia do que esperar deste trabalho oral.

O tempo foi meio curto, o ultimo grupo terminou às 11h57, sendo que o sinal tocou as 11h51.
Resta agora aplicar esta avaliação aos que faltaram hoje em aula, que foram 9 alunos. Se eles tivessem vindo, eu teria que aplicar com eles em outro dia de qualquer forma, pois o tempo foi curto. O que mais afetou o tempo, foi o ir e voltar de outra sala de aula, deles entenderem bem o que era pra fazer qdo estavam com a situação em mãos, enfim, sendo que o ir e voltar de outra sala de aula (um tanto afastada) realmente não estava em meus planos.

Sobre o estágio, eu realmente adorei, me senti super bem dentro da escola e com a minha turma. A bagunça e a indisciplina não chegaram a ser tão sérias assim e acredito ter controlado bem a turma e ter feito eles participarem de todas as atividades.

Meu maior problema foi o tempo mesmo. Acredito que não conseguia concluir algumas aulas, na ânsia de sanar todas as dúvidas dos alunos sobre o conteúdo que estava sendo trabalhado, dando atenção demais ao que eles falavam. Outros fatores contribuíram, claro, como o sinal que nunca tocava no horário, ou antes, era sempre uns minutos depois e terminava na hora, mas o controle do tempo mesmo estava em minhas mãos, porém, deixei “escapar” um bocado.

No geral me fez crescer bastante. Ainda não sei concretamente se quero seguir em sala de aula, pós conclusão do curso, mas não descarto no total esta possibilidade. Se nós, futuros professores, que estamos com novas teorias e práticas de ensino fresquinhas nas nossas mentes não tentarmos mudar a realidade do nosso ensino, quem nossos filhos, netos, vão ter como professores num futuro bem próximo? Os mesmos que nos deram aulas e continuam em sala de aula, totalmente ultrapassados e desvalorizando sua própria profissão?

É de se pensar.

Agora é partir para o relatório!!
Beijos à todos e bom estágio aos que continuam em sala de aula!

Nenhum comentário: